Morgan Freeman say The Power of Words

  • Morgan Porterfield Freeman, Jr (Memphis, Tennessee, 1 de junho de 1937) é um premiado ator, produtor, narrador e diretor de cinema estadunidense. Ele é mais conhecido pelas atuações em Driving Miss Daisy, Glory, Robin Hood: Prince of Thieves, Unforgiven, The Shawshank Redemption, Se7en, Bruce Almighty, Evan Almighty, Million Dollar Baby, Invictus, Batman Begins, The Dark Knight e The Dark Knight Rises. Atualmente, é o produtor executivo do drama Madam Secretary, da CBS.
Vida pessoal:
  • Antes de iniciar-se nas artes dramáticas, Freeman pensou em concretizar seu sonho infantil de se tornar piloto. De 1955 a 1969, logo após formar-se no Los Angeles Community College, ele conseguiu chegar à Força Aérea Americana – nunca, porém, como piloto, e sim como mecânico. Apenas recentemente adquiriu brevê para conduzir aeroplanos particulares.
Freeman teve formação basicamente teatral, iniciando sua carreira na década de 1960, na produção off-Broadway Niggerlovers. No mesmo período, conseguiu participar da versão totalmente negra de Hello, Dolly! e emendou uma série de papéis, tanto em grandes espetáculos quanto nos circuitos alternativos de Nova York. No começo de carreira, era casado com Jeanette Adair Bradshaw, de quem viria a se divorciar em 1979.
Carreira:
  • Freeman se tornou conhecido na mídia americana por meio de papéis em novelas e filmes para televisão, e ganhou prestígio após seu papel como Fast Black em Armação Perigosa pelo qual ele recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Freeman continuou a atuar em papéis como coadjuvantes em muitos filmes, até ele conseguir o papel como o motorista Hoke em Driving Miss Daisy, pelo qual ele recebeu o Globo de Ouro de Melhor Ator – Comédia ou Musical e uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal, no mesmo ano ele também atuou como o Sargento-major Rawlins em Tempo de Glória.
  • Em 1994 ele atuou no clássico The Shawshank Redemption que lhe valeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama e sua segunda nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal. Após três indicações ao Oscar ele começou a estrelas vários filmes de sucesso como Robin Hood: Prince of Thieves, Unforgiven e Se7en.
Em 2005 ele ganhou finalmente o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Million Dollar Baby, dirigido pelo seu amigo Clint Eastwood. Freeman é também conhecido pela sua voz marcante, fazendo dele uma escolha frequente para a narração. Só em 2005, ele forneceu narração para dois filmes, War of the Worlds e o filme documentário vencedor do Oscar La marche de l’empereur”.
  • Em 2007 fez uma participação especial em um documentário chamado Baile de Formatura no Mississipi, que mostra que em pleno século XXI o racismo é tão extremo naquela região que apesar dos alunos negros e brancos estudarem juntos, havia bailes separados. Morgan juntamente com sua assessora e o documentarista produzem o Baile Misto.Freeman apareceu como Deus no filme de sucesso Bruce Almighty com Jim Carrey e sua continuação, Evan Almighty, ele também atuou no sucesso de critica e bilheteria Batman Begins e nas continuações The Dark Knight e The Dark Knight Rises. Ele estrelou ao lado de Jack Nicholson no filme de 2007 The Bucket List. Ele queria fazer um filme baseado na vida de Nelson Mandela. Em 2007 Clint Eastwood convidou Freeman para participar da adaptação cinematográfica da autobiografia de Mandela chamada Long Walk to Freedom, o filme se chamaria Invictus e foi lançado em 2010, Freeman foi nomeado ao Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama e recebeu outra nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal pelo seu papel como Nelson Mandela, e Matt Damon que atuou como François Pienaar recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
No Brasil Morgan Freeman foi dublado em na maioria dos filmes por Dário de Castro.
Acidente:
  • Freeman foi internado após um acidente automobilístico próximo a Ruleville, Mississipi, em 4 de Agosto de 2008. O veículo que ele dirigia, um Nissan Maxima modelo 1997, capotou diversas vezes. Freeman e uma passageira, identificada como Demaris Meyer, foram resgatados, de acordo com as primeiras reportagens, em estado grave. Mais tarde, foi divulgado que o ator fraturou o braço, o cotovelo e o ombro.
Em 7 de Agosto de 2008, três dias após o acidente, o ator deixou o hospital e foi submetido a usar um colar ortopédico durante mais de seis meses: “os médicos lhe disseram que nos próximos seis meses a um ano não poderia jogar golfe, uma recomendação que ele detestou”, revelou o advogado e amigo do ator, Bill Luckett
.
Recuperação:
  • Um ano após o acidente, Morgan Freeman continuava em recuperação. O ator usava uma luva terapêutica e frequentava um centro de reabilitação, entretanto estava em plena atividade. O ator gravou Invictus, com Matt Damon e protagonizou Red ao lado de Bruce Willis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Acima ↑